Cortes da Microsoft Afetam Romero Games

Na última semana, a Microsoft realizou uma nova rodada de demissões em seu setor de games, afetando cerca de 4% de toda a sua força de trabalho global, o equivalente a aproximadamente 9.100 funcionários. Entre os impactos mais notáveis desse enxugamento está a situação da Romero Games, estúdio fundado por John Romero, co-criador de Doom, e Brenda Romero, que se viu obrigado a rever toda a sua estrutura de equipe após perder o financiamento para seu mais novo projeto.

Romero Games Esclarece Situação e Busca Alternativas

Após relatos de que todo o estúdio teria sido dispensado com o fim do aporte financeiro, a Romero Games publicou um comunicado esclarecendo o cenário. Segundo a nota, a empresa “não está fechada” e está empenhada em evitar esse desfecho, apesar de ter sido forçada a reavaliar completamente o quadro de funcionários.

O estúdio confirmou que, de fato, perdeu o financiamento do projeto, mas reforçou que está em busca de alternativas e segue em operação. “Estamos fazendo todo o possível para garantir que não precisemos encerrar nossas atividades. Qualquer informação em sentido contrário está incorreta”, afirmou o comunicado oficial.

Vários Editores Demonstram Interesse no Projeto

A empresa destacou ainda que já foi procurada por vários editores interessados em assumir a publicação do jogo. “Estamos avaliando essas oportunidades para levar nosso jogo até a linha de chegada”, diz a nota, sem mencionar oficialmente o nome da Microsoft devido a acordos de confidencialidade. No entanto, ex-funcionários citaram a Microsoft em postagens nas redes sociais, o que permite inferir quem era a parceira do projeto.

Impacto dos Cortes da Microsoft no Setor de Games

A crise não atinge apenas a Romero Games. Desde que adquiriu a Activision Blizzard por US$ 69 bilhões, a Microsoft promoveu cortes significativos: 1.900 funcionários demitidos em janeiro de 2024, encerramento dos estúdios Arkane Austin (de Redfall) e Tango Gameworks (de Hi-Fi Rush) meses depois, mais 650 cortes em setembro de 2024 e, em maio deste ano, a eliminação de 6.000 postos de trabalho. A última onda de demissões é a quarta em 18 meses no setor de games da companhia.

Funcionários Impactados e Buscas por Novos Caminhos

Segundo reportagem do jornal irlandês The Journal, cerca de 100 trabalhadores da Romero Games foram afetados. Um deles relatou que a decisão foi um choque, especialmente após reuniões com a editora ocorridas no dia anterior. Embora a editora não tenha sido nomeada formalmente, há referências diretas à Microsoft nas falas dos ex-funcionários.

O mesmo funcionário anônimo declarou que já suspeitava de mudanças, considerando as recentes demissões na Microsoft, mas acreditava que o projeto estava bem encaminhado, já que todos os marcos internos vinham sendo cumpridos e elogiados.

No momento, o projeto está “completamente fechado”, segundo relatos, mas a equipe continua buscando alternativas para viabilizar o desenvolvimento do game. O diretor técnico Keith O’Conor afirmou no LinkedIn que há “interesse significativo” de outros editores, mas o foco principal agora é apoiar os profissionais impactados.

Histórico e Futuro do Novo Jogo

Anunciado em 2022 por John Romero, o FPS inédito estava sendo desenvolvido na Unreal Engine 5, mas poucos detalhes foram revelados até aqui. Antes disso, Romero trabalhou no projeto Blackroom ao lado de Adrian Carmack, que acabou cancelado em 2016.

Apesar dos desafios e do momento de incerteza, a Romero Games ainda nutre esperanças de encontrar um novo parceiro para finalizar o aguardado jogo de tiro em primeira pessoa.